Dominique Bouchait, a história por trás do renomado chef francês

Quem é Dominique Bouchait?

Dominique Bouchait é um dos grande mestres queijeiros da França. Tendo sido agraciado com o título de “Meilleur Ouvrier de France – MOF”.

Filho de lojistas, Dominique cresceu cercado por queijos. Sua mãe lhe ensinou a vender, já o pai o mostrou a ligação entre a origem e sabor.

Na loja da família, os pais de Dominique vendiam queijos, patês, entre outros, servindo como uma mercearia.

Ao assumir a loja, aos 20 anos, o chef decidiu focar nos queijos – vendendo em feiras livres e levando-os pela região onde havia nascido, em Montréjeau. Lá, criou, ainda, o “Les Fromagers du Mont Royal” – um restaurante de queijos.

Seu negócio expandiu e hoje ele é reconhecido por levar seu conhecimento à região onde nasceu e empregar os moradores de sua cidade, que ele mesmo treina. Além de transmitir seu conhecimento em escolas de culinária, onde é regularmente convidado para falar sobre o processo de fabricação de queijos.

A reputação de Dominique, lhe rendeu a concessão de entregar queijo no Palácio do Eliseu, residência oficial do presidente da República Francesa.

Em 2011, Dominique foi premiado com o título de “Meilleur Ouvrier de France – MOF”, que premia os melhores artesãos do país.

E, em 2024, ele será o presidente do Concurso de “Melhor Queijista do Brasil”.

Leia também: