Com um fondue que buscou valorizar suas origens e o pequeno produtor, Malu Mello levou o título de “Melhor Fondue 2024” para casa.
Oficialmente endossado pela Suíça Turismo Brasil, em parceria com a associação SerTãoBras e o Mondial de Fondue de Tartegnin, na Suíça, aconteceu durante o segundo Concurso da Melhor Fondue do Brasil, no dia 11 de abril de 2024, no âmbito do 3° Mundial do Queijo do Brasil.
Confira o REGULAMENTO (PDF) do Concurso .
O evento foi uma etapa eliminatória para selecionar o candidato que vai representar o Brasil no Mundial da Fondue da Suíça em 2025. Tartegnin é conhecida na região de Vaud por seus vinhos de ótima qualidade e a linda vista para o Lago Léman e os Alpes. O concurso brasileiro acolheu 6 candidatos, entre profissionais e amadores. Entre os profissionais, a comissão julgadora recebeu queijistas e chefs de cozinha.
Os candidatos foram julgados pelos critérios estabelecidos pelo concurso suíço com foco na originalidade da receita. “Uma das regras é que todas as fondues devem ter 50% de Gruyère DOP, queijo que será oferecido pelo concurso aos candidatos. A outra metade é da escolha do candidato, e esperamos ver os bons queijos brasileiros em aliança com o rei dos queijos suíços, consagrando esse prato típico que é símbolo da nossa cultura”, disse Fabien Clerc, cônsul suíço no Brasil.
Os presidentes do concurso são os suíços Stéphane Jayet e Philippe Chevrier e a comissária geral é Gabriela La Porta, produtora de queijos de Belmiro Braga, MG e Garde et Juré da Guilde des Fromagers. Os jurados serão convidados pela sua expertise profissional.
O gruyère foi o queijo campeão do Mundial do Queijo do Brasil em São Paulo em setembro de 2022, em primeiro lugar na frente de 1.200 queijos e produtos lácteos do Brasil e outros países.
O campeão do concurso terá sua passagem para a Suíça custeada pela organização.