- Na edição desse ano, o queijo “Morro Azul” desbancou os concorrentes nacionais e internacionais e ficou com o título de Melhor Queijo do Brasil 2024.
O concurso de queijos e produtos lácteos acontece no dia 12 de abril no grande salão do teatro, onde estimamos julgar 2.000 queijos. As inscrições estão abertas de 1° de janeiro a 22 de março de 2024. Leia o regulamento antes de se inscrever!
O presidente do Concurso de Queijos e Produtos Lácteos é Laurent Dubois (foto), Meilleur Ouvrier de France (Melhor Artesão da França categoria queijo), que representa a Fédération des Fromagers de France, parceira do 3° Mundial do Queijo do Brasil.
As comissárias gerais do concurso são Heloisa Collins, presidente do Núcleo SerTãoBras São Paulo e produtora de queijos na Capril do Bosque e Luciana Matsuguma, analista técnica do Sistema Faep/Senar-PR.
O concurso acontece em duas etapas. A primeira no grande salão do Teatro B32, um espaço de 600 m2 vitrado com ampla visão para o exterior, onde serão outorgadas as medalhas super ouro, ouro, prata e bronze. Na segunda etapa, no auditório do teatro, o grupo seleto dos jurados supremos vai avaliar os queijos “super ouro” para escolher o melhor queijo do concurso.
Os jurados são brasileiros e estrangeiros experts reconhecidos pela sua atuação no mundo queijeiro e ou são profissionais formados pelos cursos de análise sensorial e comportamento de jurados dispensados pela SerTãoBras desde 2019 em parceria com a escola francesa Mons Formation. Estimamos 300 jurados.
Na edição de 2022, foram 1200 queijos, de variados formatos, avaliados por 200 jurados. E foram atribuídas 484 medalhas.
Ao longo de 2023 outras formações aconteceram para reforçar o batalhão de jurados do concurso. Os queijos serão avaliados de forma anônima pela sua aparência exterior e interior, textura, aromas e sabores. O regulamento do concurso de queijos foi validado pela Guilde Internationale des Fromagers e pela Fédération des Fromagers de France.