4º Concurso de Queijos e Produtos Lácteos

  • Na 3ª edição do concurso, o queijo “Morro Azul” superou concorrentes nacionais e internacionais e conquistou o título de Melhor Queijo do Brasil 2024.

 

O Concurso de Queijos e Produtos Lácteos será realizado no dia 17 de abril, com a expectativa de julgar 2.000 queijos. As inscrições estarão abertas de 1º de dezembro de 2025 a 1º de março de 2026. Leia o regulamento antes de se inscrever!

Os presidentes do Concurso de Queijos e Produtos Lácteos são Roland Barthelemy (foto), Presidente da Guilde Internationale des Fromagers, parceira do Mundial do Queijo do Brasil; e Débora Pereira (foto), professora de Queijos, jornalista e diretora-geral da SerTãoBras.

Roland Barthelemy
Débora Pereira

As comissárias gerais do concurso são Heloisa Collins, presidente do Núcleo SerTãoBras São Paulo e produtora de queijos na Capril do Bosque; Íris Parizzotto, professora de Queijos e pós-graduada em Nutrição; e Ana Scozzafave, consultora de Queijos e médica-veterinária.

O concurso acontece em duas etapas. A primeira será realizada no grande salão do Teatro B32, um espaço envidraçado de 600 m² com ampla vista para o exterior, onde serão concedidas as medalhas SuperOuro, Ouro, Prata e Bronze. Na segunda etapa, no auditório do Teatro, um grupo seleto de jurados supremos avaliará os queijos “SuperOuro” para eleger o melhor queijo do concurso.

Os jurados — brasileiros e estrangeiros — são especialistas reconhecidos no mundo queijeiro e/ou profissionais formados nos cursos de análise sensorial e comportamento de jurados promovidos pela SerTãoBras, desde 2019, em parceria com a escola francesa Mons Formation. Estima-se a participação de 300 jurados.

Os queijos serão avaliados de forma anônima, considerando sua aparência externa e interna, textura, aromas e sabores. O regulamento do concurso foi validado pela Guilde Internationale des Fromagers e pela Fédération des Fromagers de France.

Leia também: