Durante a conversa, iremos discutir sobre as características mais marcantes dos queijos produzidos em São Paulo e de seus produtores. Abordaremos a inovação, a autoralidade, diversidade de produção e o que as trajetórias de seus produtores possuem em comum.
Carolina Bittencourt: Médica veterinária especializada em produção de ruminantes, iniciou seus estudos como queijeira em 2016 e fez diversos cursos no Brasil, França e Estados Unidos, participou como jurada em concursos internacionais e também ganhou prêmios importantes com seus queijos pelo mundo. Proprietária e fundadora da Queijaria BelaFazenda, que fica no município de Bofete – SP. |
Martina Sgarbi: Começou a fazer queijos por hobby e em 2019 concretizou o sonho de ser queijeira, iniciando a produção do QJO Martina em Boituva, interior de São Paulo. Sua escola e inspiração foram na França e na Itália, e teve parte de seu aprendizado no Brasil, em Minas Gerais e São Paulo. Na Europa, aprendeu mais sobre queijos feitos à mão, caves de maturação, análise sensorial e diferentes processos de fabricação artesanal. Foi jurada nas duas primeiras edições do Mundial de Queijos no Brasil, conquistou o 2º lugar no Concurso de Melhor Queijeiro do Brasil (2022) e seus queijos receberam 8 medalhas em concursos nacionais e internacionais.